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Respostas Automáticas não chegam em um ambiente de Coexistência Simples

Recentemente peguei um caso para resolver muito interessante. Parecia ser algo simples e ser um problema apenas do Exchange, mas no final também era outra coisa influenciando.

O cliente alegou que não estava recebendo mensagens de respostas automáticas  dentro do domínio. Apenas quem enviava de um domínio externo recebia. A primeira coisa que pensei foi: O usuário configurou de forma errada a resposta automática (ausência temporária). Fomos ver e estava correto.

Bom, como na caixa estava certo fomos para outras alternativas. Como o cliente está migrando suas caixas para o Exchange Online, e atualmente possui um ambiente Zimbra interno com 95% de suas caixas de e-mail, levantei a questão: quem não está recebendo a resposta automática é um usuário do Exchange Online ou do Zimbra (interno)? Após alguns testes, constatou-se que era do Zimbra.

Para este caso criei um novo domínio remoto com o nome do domínio do cliente e após isso alterei a configuração do parâmetro “AllowedOOFType” para “InternalLegacy”. Utilizei os seguintes comandos PowerShell abaixo:

New-RemoteDomain "dominio.com.br" -DomainName "dominio.com.br"
Set-RemoteDomain "dominio.com.br" -AllowedOOFType "InternalLegacy"

Após executar o procedimento acima, percebemos que algumas caixas começaram a receber as mensagens, outras ficavam no spam e algumas nem recebiam.

Começamos uma análise do fluxo de e-mails e percebemos que todas as mensagens estavam saindo do Exchange, entretanto algumas não estavam sendo entregue nas caixas.
O primeiro ponto de entrada antes da chegada de e-mails no Zimbra é o AntiSpam. Acessamos o mesmo e visualizamos que todas as mensagens estavam parando na quarentena. Tentamos criar uma regra para liberar todas as mensagens automaticamente, entretanto o anti-spam não aceitou as variáveis que colocamos.
Para não perdermos tempo com o anti-spam e achar o motivo dele estar barrando estas mensagens, resolvemos simplificar o caminho da entrega de e-mails. Mas como isso? Criamos um conector direto para a porta 25 do Zimbra. Assim o Exchange Online passou não mais a fazer uma busca DNS para saber qual o MX do domínio do cliente, e sim encaminhar diretamente para os IPs públicos do Zimbra.

Como fizemos isso? Com o comando abaixo:

New-OutboundConnector -Name "Exchange para Zimbra" -ConnectorType OnPremises -AllAcceptedDomains $true -SmartHosts 200.200.200.200 -CloudServicesMailEnabled $true -UseMXRecord $false

Este comando está configurado para que todos os domínios configurados no Exchange Online sejam roteados para o IP 200.200.200.200. Então você deve alterar colocar o IP público do seu servidor de e-mail interno ao invés do 200.200.200.200.

Após isso todos os e-mails de ausência temporária (respostas automáticas), começaram a chegar sem nenhum problema nas caixas do Zimbra, Exchange Online e externas. 😀

Published inExchange ServerOffice 365

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