Skip to content

Migrando máquinas virtuais do VMware para Hyper-V

Recentemente executei um projeto de migração de Data Center. O cliente tinha um ambiente rodando com VMware, e a nova infraestrutura é virtualizada com Hyper-V do Windows Server 2016.

Eu sempre prefiro fazer uma migração limpa, instalando novos servidores, atualizados e migrando as coisas na mão. Mas nem sempre isso é possível, e ás vezes precisamos migrar uma máquina virtual inteira. Para este caso costumo utilizar o System Center Virtual Machine Manager, mas e quando o cliente não conta com esta solução? Então neste caso eu utilizo uma ferramenta da própria Microsoft (que infelizmente perdeu o suporte oficial, mas ainda é muito útil e funcional), o Microsoft Virtual Machine Converter (MVMC).

Vou mostrar neste post como é muito simples migrar suas máquinas virtuais do VMware para o Hyper-V com esta simples ferramenta.

  1. Faça download da ferramenta. Você pode baixar direto da minha pasta do OneDrive, ou pelo link oficial.
  2. Instale o MVMC
  3. Inicie o Microsoft Virtual Machine Converter 3.1
  4. A primeira tela é apenas a apresentação da ferramenta, apenas clique em Avançar
  5. Na próxima tela, escolha “Virtual Machine Converter”. E sim, esta ferramenta também faz a migração de máquinas físicas
  6. Escolha a opção “Migrate to Hyper-V”
  7. Insira os dados do seu servidor Hyper-V, para onde a VM será migrada
  8. Escolha o local onde será salvo o disco convertido da sua VM, se ele será fixo ou dinamicamente expansível e qual seu formato, VHD ou VHDX (Caso ela tenha mais que um disco, todos serão convertidos e salvos neste local)
  9. Agora chegou a hora de colocar os dados de conexão do seu VMware
  10. Nesta tela irá aparecer todas as VM presentes no seu Cluster/Host do VMware. Selecione qual deseja migrar e clique em Avançar
  11. Agora ele irá pedir as credenciais da sua máquina virtual, para que o assistente possa desinstalar o VMware Tools, além de desligá-la. Entretanto eu recomendo que você remova o VMware Tools antes de iniciar o processo. Nesta parte também será questionado se você deseja que o MVMC deixe sua VM ligada ou desligada, também recomendo que deixe desligada para que você possa testar e configurar algumas propriedades de rede antes de voltar a mesma em produção
  12. Agora será solicitado um local temporário para jogar os dados da máquina virtual que será convertida
  13. Nesta tela é exibido um resumo antes de começar a conversão. Apenas verifique se está tudo certo e finalize para iniciar a conversão da VM
  14. Você pode acompanhar o processo de conversão nesta tela
  15. Se tudo ocorrer bem, você verá a tela abaixo completada.
  16. Você pode abrir o Hyper-V Manager que sua VM estará por lá. Recomendo conectar nela e verificar as propriedades de rede e unidades de disco, antes de colocar em produção.

Como podem verificar o processo é bem simples. Para máquinas virtuais Linux o processo é o mesmo e funciona também. Entretanto pode ser necessário etapas adicionais como gerar um novo initramfs, alterar o nome da placa de rede e instalar o Integration Services.

Caso precise de uma consultoria avançada para migrar seu ambiente, fale com a Marshalls Solutionsmomentojabá

Published inHyper-VWindows Server

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *