Skip to content

Instalar e Configurar Unifi Controller no Linux Ubuntu

Com a necessidade de redes sem fio cada vez mais velozes e com um gerenciamento centralizado e avançado, as antenas Unifi da Ubiquiti estão cada vez mais comum no mercado. Entretanto a maior dificuldade é o gerenciamento das mesmas. Hoje é possível utilizar essas antenas sem uma controladora, entretanto não é o modelo ideal, além de perder alguns recursos disponíveis apenas para quem utiliza uma controller.

Hoje mostrarei para vocês como instalar e configurar a console do Unifi em um servidor Linux Ubuntu. Nesta demonstração estou utilizando uma VM rodando no Hyper-V com o Ubuntu 16.04. Fiz uma instalação limpa do Ubuntu, apenas com SSH Server para instalar a controller.

Siga os comandos abaixo para instalar a controller. Será necessário aceitar a instalação dos pacotes.

sudo echo 'deb http://www.ubnt.com/downloads/unifi/debian stable ubiquiti' | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/100-ubnt-unifi.list
sudo wget -O /etc/apt/trusted.gpg.d/unifi-repo.gpg https://dl.ubnt.com/unifi/unifi-repo.gpg
sudo apt-get update
sudo apt-get install default-jre
sudo apt-get install unifi

Recomendo que você crie no seu DNS a entrada UNIFI apontando para o ip da sua controller. Isso facilitará até mesmo a adoção das antenas.

Após instalar, você pode acessar pelo navegador sua nova controller do Unifi via nome https://unifi:8443 (caso tenha criado o registro DNS) ou pelo ip, sempre utilizando conexão HTTPS e a porta 8443.

No primeiro acesso, será necessário escolher o país onde está instalado e o fuso horário.

Após avançar, será exibido uma tela com os dispositivos disponíveis para gerenciamento. No meu caso, estão todos presos em outra controller, e por este motivo não irão aparecer por aqui.

Você já pode criar uma rede Wi-Fi nesta etapa, no meu exemplo criei uma rede chamada MARSHALL_wifi

Agora chegou a hora de colocar o usuário e senha para administrar a console, além do seu e-mail.
Note que já vem um usuário chamado “admin” com uma senha gerada aleatório. Esta credencial é utilizada para acessar seus dispositivos conectados á controller via SSH. Esta configuração pode ser modificada posteriormente caso seja necessário, além de ser exibida também. Você não precisa anotar esta informação agora 🙂

Após concluir estas etapas, ele irá lhe mostrar um resumo das configurações que serão aplicadas.

Após finalizar será solicitado, opcionalmente, credenciais do UBNT.com.
Isto é interessante, pois você pode gerenciar sua controller externamente via navegador ou App da Unifi sem precisar publicar a mesma no seu firewall, facilitando assim seu gerenciamento. Esta opção de gerenciamento esta disponível apenas quando sua controller é instalada em um Linux.

Feito isso você já pode logar na sua controller com as credenciais informadas anteriormente.

Após logar você já pode utilizar sua controller para adotar antenas e realizar configurações adicionais, como criar novas redes sem fio, novos sites, adicionar autenticação via Radius e criar portal de acesso convidado com utilização de voucher ou até mesmo Facebook Wi-Fi.

Espero que este guia possa ajudar você começar a utilizar o Unifi Controller para gerenciar suas antenas.

Obrigado e até o próximo post! 😉

Published inLinuxUnifi

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *