Skip to content

Instalando o Nano Server Image Builder no Windows Server 2016

Como todos sabem (espero que sim), uma das novidades do Windows Server 2016 é o Nano Server, uma opção de se executar o Windows Server com o mínimo de componentes possível, deixando assim o sistema mais seguro e rápido.

Porém para se criar uma imagem do Nano Server até a versão final do produto ser lançado era apenas via PowerShell, o que para muita gente ainda é uma dificuldade para se mexer. Então pensando nisso a Microsoft lançou junto com a versão final do Windows Server 2016 a possibilidade de se criar uma imagem do Nano Server via interface gráfica (GUI), com o Nano Server Image Builder.

Vamos demonstrar neste post como instalar, é um procedimento muito simples.

Links de download:

Nano Server Image Builder (1.0.78): https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=54065
Windows Assessment and Deployment Kit (Windows ADK): https://developer.microsoft.com/en-us/windows/hardware/windows-assessment-deployment-kit

Para começar precisamos ter o Windows ADK instalado, caso você não tenha, baixe utilizando o link acima.

  • Na hora de instalar o Windows ADK, para utilizar o Nano Server Image Builder, você precisa selecionar apenas as opções:
    • Deployment Tools
    • Windows Preinstallation Environment (Windows PE)
      windows_adk_nano
  • O processo de instalação dependendo da sua conexão pode ser meio lento, pois será necessário baixar 3,4GB.
    adk_setup_nano
  • Após ter o Windows ADK instalado, basta executar o instalador do Nano Server Image Builder, basicamente não tem segredo, basta ler e aceitar os termos de utilização, escolher a pasta destino e esperar instalar.
    NANO_SETUP1 NANO_SETUP2 NANO_SETUP3 NANO_SETUP4 NANO_SETUP5
  • Após instalar, acesse a pasta de instalação, no meu caso: C:\Program Files\Nano Server Image Builder e o Nano Server Image Builder (NanoServerImageBuilder.exe) estará lá. :)
    nano_folder_list

Em outra postagem irei demonstrar como criar uma imagem do Nano Server via interface gráfica com o Nano Server Image Builder e via PowerShell.

Published inNano Server

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *