Skip to content

Convertendo EDB para PST

Muitas vezes temos bancos de dados EDB legados, seja por uma migração de versão do Exchange, Office 365 ou até mesmo para outras plataformas, e precisamos de uma caixa de correio deste banco. O procedimento para acessarmos esta caixa é, instalar um Exchange, conectar a base e se não tiver nenhum problema, montar a mesmo. Mas somente com isso você com certeza deve ter perdido 1 dia inteiro de trabalho, além de ser necessário alocar recursos de hardware que muitas vezes são escassos em nosso ambiente. Além do mais, se você apenas administra a rede de sua empresa e não tem familiaridade com a instalação e restauração de bases isso pode ser tornar um grande problema.

Hoje trago para vocês uma maneira muito mais simples, um software que faz conversão de bancos EDB para PST. Fui convidado pela Stellar Data Recovery em fazer um teste e análise do software Stellar EDB to PST Converter.

O processo de instalação do software é simples, o famoso NNNF (Next, Next, Next, Finish). Mais fácil, impossível.

Após a instalação é lhe perguntado se você quer abrir um arquivo EDB offline ou se conectar em uma base online do Exchange (2010 ou superior).

No meu teste estou conectando um em um banco EDB offline.

Após selecionar o banco, ele irá começar a analisar os itens existentes para lhe apresentar uma visão dos dados existentes.

Depois de analisar todos os dados do arquivo EDB, ele exibirá todos os dados existentes conforme na imagem abaixo. Uma maneira muito fácil de procurar uma caixa para recuperar.

Facilmente consigo expandir uma caixa de e-mail, visualizar suas pastas internas e até mesmo ler suas mensagens. Lembrando que até o momento estou apenas abrindo o arquivo, não precisei exportar nada para ter acesso á este nível. (As marcas verdes são para esconder algumas informações não relevantes para esta postagem)

É possível exportar caixas e pastas inteiras para um PST e mensagens para MSG, HTML EML e até mesmo PDF.

Com certeza é uma ferramenta que consegue ajudar muito qualquer administrador Exchange. Só de pensar em quantas noites em claro passei preparando ambiente para voltar uma caixa de correio que o cliente precisava de backup…

Ainda vou testar a opção de exportar para uma caixa do Office 365, volto com isso em um próximo post 😉

Caso você queira saber mais sobre este software e até mesmo comprar, clique aqui! Se você quiser apenas abrir uma base de dados e ver seu conteúdo, sem exportar, você não precisa comprar, baixe sua versão de demonstração e seja feliz! 😀

Published inAnálisesExchange Server

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *