Skip to content

Como é o Vale do Silício?

Um dos lugares que gosto de visitar sempre que possível, é o Vale do Silício, na Califórnia nos Estados Unidos.

Sempre que viajo para San Francisco e tenho um tempo livre, alugo um carro, pego a Rota 101 sentido San Jose e faço meu “nerd tour”.

Quem trabalha com informática e tecnologia com certeza tem um estado de êxtase ao visitar o lugar, a cada esquina que você vira é uma nova empresa de tecnologia conhecida que você vê. Em uma das vezes que fui para o Vale também optei em ficar hospedado por lá alguns dias, e lembro que uma simples ida ao supermercado já era super legal de se fazer, eu passava por exemplo pelos vários e vários prédios da Cisco, Sandisk e Intel.

Um dos inúmeros prédios da Cisco.

Antes de eu viajar a primeira vez para o Vale eu tinha a idéia que era tudo pertinho, ou seja, um grande bairro com todas as empresas de tecnologia juntas. Tanto que em um primeiro momento pensei em pegar um ônibus, descer em um ponto e ir andando conhecendo tudo. Após pesquisar um pouco mais vi que isso era impossível pois o Vale do Silício é formado pelas cidades abaixo:

  • Campbell
  • Cupertino
  • Fremont
  • Los Altos
  • Los Gatos
  • Menlo Park
  • Mountain View
  • Milpitas
  • Newark
  • Palo Alto
  • Redwood City
  • San Jose
  • Santa Clara
  • Saratoga
  • Sunnyvale
  • Union City

Então a primeira dica para quem quer fazer um tour pelo Vale é: alugue um carro! Talvez se você for um atleta, com uma bicicleta seja possível andar por tudo também, mas como eu ainda não sou deste time, deixo apenas a dica do carro! 😆

Uma coisa muito importante que te ajuda a programar o melhor roteiro é fazer uma lista das empresas que deseja conhecer e visualizar no mapa acima qual o melhor trajeto. Na primeira vez que eu fui eu não fiz isso, e perdi muito tempo saindo de uma cidade para a outra e depois voltando para alguma cidade que ficou no meio perdida.

Além das empresas de tecnologia também tem vários pontos legais para visitar, por exemplo: A garagem onde começou a Apple, o Museu da História do Computador, a NASA e diversos outros lugares que você vai se deparar ao longo do caminho.

Quando você passa pela Rota 101, já do carro é bastante fácil ver algumas empresas como Evernote, Sophos, Microsoft e a NASA. Abaixo fiz um vídeo de um pequeno trecho da 101 onde passei pela NASA. (A gravação está ruim pois na época improvisei com a câmera do celular alugado, um Galaxy Note 2)

Um lugar muito legal para ir é o Museu da História do Computador, que fica em Mountain View, pertinho do Google e de um dos prédios da Microsoft. Neste museu é possível fazer uma viagem no tempo, vendo muito coisa legal, como por exemplo a evolução de processadores, computadores, celulares, até mesmo o primeiro servidor do Google, os primeiros computadores da Apple, o computador feito pelo Steve Jobs na Next, até a primeira caixa do Microsoft Windows e o primeiro ThinkPad. Um lugar que com certeza você deve parar e visitar. A visita é auto-guiada e possui bastante coisas para ler e observar, então vá com bastante tempo. Eu tenho tanta coisa do dia que visitei que irei fazer um outro post apenas sobre a minha visita no museu.

Fachada do Computer History Museum
Apple Lisa – Computer History Museum
Caixa original e lacrada do Windows – Computer History Museum
Várias gerações dos processadores Intel – Computer History Museum

Praticamente nenhuma empresa permite visitação do público sem um convite, entretanto pelo tamanho, é possível visitar algumas sem nenhum problema, pelo menos a parte externa, como o Google, Facebook e a Apple. A Apple até mesmo possui uma Apple Store em seu câmpus Infinte Loop em Cupertino. Nos finais de semana é mais fácil fazer as visitas pois você até mesmo pode parar seu carro nos estacionamentos e andar á vontade pelos lugares. Aliás, você perceberá muitos turistas tirando fotos nas placas dessas empresas, então você não se sentirá sozinho.

Facebook Campus (Antigo Campus da Sun)
Jardim de Android no Campus da Google
Apple Campus

Falando na Apple, a obra do Apple Park, novo campus da Apple, já está sendo finalizada e vários setores já estão trabalhando por lá. Pelo menos até a minha última visita só consegui alguns poucos registros, como o abaixo. Este novo campus é gigante e deve abrigar logo logo todos os setores da Apple que atualmente estão espalhados em diversas quadras próximas do Infinite Loop.

Novo Campus da Apple, o Apple Park – G I G A N T E

Ainda falando um pouco sobre a Apple, você pode visitar a Garagem onde a Apple começou e até mesmo a casa onde Steve Jobs morava. Na garagem vale informar que não é permitido entrar dentro da área, e agora na última vez que passei também não era permitido parar o carro na rua. Colocaram diversas placas por lá. Uma pena, mas imagino que devia ser bastante chato o movimento de turistas por lá para quem é morador.

Garagem onde a Apple nasceu
Casa do Steve Jobs
Casa do Steve Jobs

A Microsoft possui 3 localizações no Vale, nenhuma permite visita pública ou passeio pelo Campus, mas ainda assim é possível passar por elas. Vale lembrar que o campus principal da Microsoft fica em Seattle.

Microsoft (1288 Pear Ave, Mountain View)
Microsoft (1020 Enterprise Way, Sunnyvale)
Microsoft (1065 La Avenida St, Mountain View)

Existem muitas empresas no Vale do Silício e posso dizer que ainda não passei nem por metade delas, mas em cada nova viagem busco visitar mais. Nesta última viagem por exemplo passei pelo Campus da Oracle em Santa Clara, Broadcom, Citrix e várias outras que ainda não conhecia ou não havia notado em outras vezes que passei.

Você já foi para o Vale do Silício? Compartilhe sua experiência também!

Published inViagens

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *